Juliana Torres e Cândido Henrique

Devia essa visita ao apartamento deles já há um tempo. Desde o dia que eu marquei e no meio da correria de outros trabalhos acabei me esquecendo da visita e não compareci. Apesar disso, a Ju Torres e o Cândido Henrique, ela arquiteta e ele analista de sistemas, me receberam tranquilos com café na mesa. Eles contaram que moravam em um apartamento bem menor (55m²) quando encontraram esse de quatro quartos no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, reformaram e mudaram meio que da noite para o dia. Levaram tudo que tinham e mesmo o apartamento sendo bem maior, a casa não ficou muito vazia. Com o tempo foram arrumando e ajeitando todos os detalhes, e já moram ali há quase seis meses. O apartamento é cheio de lembranças, cada móvel e objeto tem uma história. De que loja veio, quem deu o quê e de qual viagem trouxeram. E apesar de ter muitos objetos antigos que normalmente guardamos com muito cuidado, eles expõem tudo e dizem que não se importam com isso: “a casa é para se morar, viver e usar, não é uma vitrine”. Com essa ideia, e apesar de não ser a sua área de atuação, ela decidiu começar a fazer consultorias para reformas e decoração com personalidade.

Casa Aberta 04 copy

 

Casa Aberta 07 copy1_ Na entrada a imagem de Santo Antônio que eles trouxeram de Lisboa. Representa o bairro que os acolheu, protegendo os que ali entram.

Casa Aberta 08 copy

Casa Aberta 09 copy2_ As fotos de Lisboa, eles compraram por lá. Na dúvida de qual trazer, trouxeram todas. Na dúvida de qual expor, expuseram todas. A Ju ainda ficou na dúvida se deveria comprar moldura, preferiu logo uma fita crepe e deixou.

Casa Aberta 10 copy3_ A estante formada por diversos nichos foi diagramada por eles. O desenho era outro quando compraram, mas fizeram questão de adaptar aos objetos e ao espaço que tinham. 4_ A luminária foi encontrada numa rua de Madrid, um mendigo deu a dica, era só trocar uma pecinha que ela voltaria a funcionar direitinho.

Casa Aberta 11 copy5_ Têm uma coleção de relógios antigos, e por toda a casa você pode ver diferentes modelos. estes foram adquiridos em feiras populares de Barcelona.

Casa Aberta 12 copy

Casa Aberta 13 copy6_ A poltrona, assim como muitos outros móveis doados por parentes e amigos, era dos pais da Ju.

Casa Aberta 15 copy7_ Eles fizeram poucas reformas no apto, essa foi uma delas, juntaram as duas salas e a cozinha, deixando bem mais espaçoso e livre a área de convivência da casa. O prateiro (trazido do apartamento antigo e adaptado) e o armário sob a pia da cozinha foram projetados por ela.

Casa Aberta 16 copy

Casa Aberta 17 copy

Casa Aberta 18 copy

Casa Aberta 19 copy8_ Quando estavam procurando um novo apto para mudar queriam muito uma varanda, adoraram esse, mas ele não tinha. Resolveram então derrubar a parede do quarto de empregadas, aproveitar a grande janela, colocar algumas plantas e chamar de varanda. 9_ As cadeiras de cinema do antigo Cine Pathé foram compradas nos antiquários da rua Itapecerica, em BH.

Casa Aberta 20 copy

Casa Aberta 21 copy10_ Assim como o St. Antonio na entrada, esse São Miguel também guarda e protege esse espaço.

Casa Aberta 22 copy11_ A antiga cristaleira já era linda, mas não tinha a proporção adequada que ela queria. Resolveu então partí-la em duas peças e ainda ganhou um aparador para apoio. 12_ A foto da Igreja Sagrada Família em Barcelona rendeu um bom tempo de conversa sobre a deliciosa cidade.

Casa Aberta 25 copy

Casa Aberta 26 copy13_ Aproveitaram o tempo de vidro para guardar e decorar com os mapas, cartões e detalhes de viagens que fizeram.

Casa Aberta 27 copy14_ Para ela, o melhor investimento da casa foi a banheira vintage, super confortável. Combina com o restante do banheiro cheio de detalhes diferenciados.

Casa Aberta 28 copy

Casa Aberta 29 copy

Casa Aberta 30 copy XX15_ Eles se desfizeram da vitrola e da maioria dos discos, mas deixaram estes, que mais marcaram as suas histórias para compor um detalhe gráfico na parede do escritório.

Casa Aberta 31 copy

Casa Aberta 32 copy16_ O papel de parede eles compraram na Leroy Merlin.

Casa Aberta 33 copy17_ Encontrou a antiga cômoda na rua Itapecerica toda cheia de poeira e por uma pechincha. Não pensou duas vezes em levar para a casa.

Casa Aberta 34 copy18_ A cabeceira na verdade é parte de uma porta antiga garimpada. 19_ As mandalas na parede são tapetes comprados na etna.