Adô Atelier

Há alguns dias, recebi uma mensagem da Claudia Dodd: “rodrigo, precisamos conversar”. Fui então, em uma manhã, até sua casa e ela me perguntou logo de cara “você já ouviu falar da Adô?”. Bem, eu já conhecia e há tempos já desejava a bolsa de câmera delas, mas confesso que nunca tinha ido até a loja. Foi então que a Cláudia me contou que as duas criadoras da marca estavam se mudando para uma casa perto da Praça da Liberdade, em Beagá. Um casarão da década de 20 que seria todo mobiliado com seus móveis da Pé Palito Móveis Vintage. Daí foi só esperar a Fe Dubal e a Tati Azzi me convidarem, e lá fui eu conhecer a linda casa bordô, com cômodos que já ouviram recitais de poemas de Drummond, na qual a pequena Dora traçou seus primeiros anos antes de virar a artista Luz Del Fuego.

Durante o encontro, as meninas me contaram sobre os primeiros anos da Adô e também, sobre o desejo de divulgar essas lembranças da casa. Uma história tão rica que elas prometem não deixar passar. Eu convido vocês então, a conhecerem um pouco desta casa: rica em detalhes, em história e hoje, também em design – que as meninas criam tão bem.

Casa Aberta 01 copy

Pedi para a Fe e a Tati sentarem na sala e me contarem um pouco sobre elas e o espaço. Um pouco tímidas com o vídeo, elas me narrarem como a Adô começou logo após a faculdade em design de produto e como a marca foi crescendo ao longo dos anos. Além disso, elas não podiam deixar de contar algumas das fofocas do casarão.

Casa Aberta 04

Para quem não pode visitar a casa ainda, fica a dica que o Google Maps já divulgou suas imagens pelo street view e você consegue fazer uma visita completa. Vem cá ver!Casa Aberta 05

As letras na entrada dão uma prévia da experiência que o cliente terá na loja. São inusitadas e fortes e misturadas com a pintura da entrada (original de época) fazem um contraste lindo.

Casa Aberta 06

As letras na entrada dão uma prévia da experiência que o cliente terá na loja. São inusitadas e fortes, e assim, misturadas com a pintura da entrada (original de época) fazem um contraste.
Casa Aberta 08

Repare a Mesa Art Deco da Pé Palito: de geometria clássica misturada com o grafismo chevron do tapete garimpado pelas designers. A estampa p&b  é muito presente no trabalho gráfico da Adô.

Casa Aberta 09

Detalhe da pintura original da casa, de 1909. A redoma de vidro coloca o produto em um lugar todo especial de destaque.

Casa Aberta 10

Como foi a Cláudia quem possibilitou esse contato entre o Casa Aberta e as meninas, aproveitei e pedi para que ela embarcasse nessa visita comigo, contando um pouco sobre seus móveis. E eu preciso dizer que não conheço ninguém como ela. Claudia é uma enciclopédia ambulante do design. Pedi para que ela se sentasse onde era a antiga sala dos saraus de poesia e me contasse um pouco sobre o Mobiliário Vintage e os detalhes dos objetos de Época escolhidos.

 

Casa Aberta 11

As cores trazem um elemento especial aos produtos. A Bolsa Satchel Média já está em sua 4a edição, sempre com novas tonalidades, mas mantendo o modelo que é um dos favoritos da marca.

Casa Aberta 12

As flores e folhagens são sempre renovadas dando um frescor a casa.

Casa Aberta 13

Além da variedade de bolsas, a Adô Atelier também tem grande leque de acessórios e utilitários.

Casa Aberta 14

Poltrona Art Decò (Original de Época – Imbuia e veludo) / Estante Bar de Jacarandá Caviúna (madeira incomparável) / Régua Topográfica, elemento que compõe Decor Industrial, repare a dimensão da peça e a altura do pé direito da Casa Vivacqua

Casa Aberta 15 Casa Aberta 16

Exposição das Bolsas “Nanica”, “Câmera Bag Farah” (P e G), “Bolsa Bloom” e “Dodô” e “Bucket” com Estampa Artsy. Só para dar um gostinho de quero mais e comprovar a diversidade e criatividade da marca!

Casa Aberta 17 Casa Aberta 18

Sala de reuniões onde surgem novos projetos e produtos. A famosa alga da marca Vitra ficava no jardim da antiga casa e agora compõe a sala contrastando com o azul das janelas.

Casa Aberta 20

A antiga “sala do piano” conta com delicadas cortinas de voil nos visores das portas (mais elegantes do mundo!) e pintura-barrado original da época em que a família Vivacqua ainda morava por lá. A estante de Vime (Dec 70) é o elemento totalmente inusitado que se conecta muito bem com as cores do ambiente.

Casa Aberta 23

O antigo armarinho de Dentista garimpado pela Pé Palito Móveis Vintage ganhou nova função para expor acessórios e itens pequenos da Adô (Estojos para Lápis ou Maquiagem e Porta-Cartões multicoloridos, todos em couro). A cor dele é esse maravilhoso tom “Celadon Green” que não se encontramos mais nos dias atuais…

Casa Aberta 24

Poltronas super especiais (Dec 50): elas viram Chaise! Perfeitas pra esse espaço aconchegante, elas são um refúgio pra descansar um pouco do agito da cidade.

Casa Aberta 25

Produção/Atelier que funciona no andar térreo com acesso ao jardim.

Casa Aberta 26